Skip to main content

Agrupamento de Escolas de Cuba

Telefone: 284 419 920 / Fax: 284 419 929 / E-mail: diretor@aecuba.pt

Home Page do AE de Cuba
O meio circundante
O patrono
Historial
Quem Somos
Estatísticas
Órgãos de Gestão
Documentos orientadores
Ano letivo 2017/2018
Contratação de Escola
Intranet / Extranet
Quiosque dos Alunos
Biblioteca Escolar
Recursos Educativos Digitais
Projetos / Clubes
Orientação Escolar e Voca
Refeitório
Contacte-nos
Ligações institucionais
Início de Sessão de Membro
Território Educativo
 
 

 

 
O território educativo compreende, para além da freguesia / sede de concelho, as freguesias de Faro do Alentejo, Vila Alva e Vila Ruiva, e o lugar denominado de Albergaria dos Fusos. 
 

Na atualidade, o Agrupamento de Escolas de Cuba é composto por 6 estabelecimentos de educação assim distribuídos pelo concelho:

 

Escolas da Unidade Orgânica

Cód. DGEEC

Cód. DGAE

Nome Escola

207168

221582

Escola Básica de Faro do Alentejo, Cuba

207173

283071

Escola Básica de Vila Alva, Cuba

207320

330978

Escola Básica Fialho de Almeida, Cuba

207408

612959

Jardim de Infância de Faro do Alentejo, Cuba

207024

636060

Jardim de Infância de Vila Alva, Cuba

207861

284294

Jardim de Infância de Vila Ruiva, Cuba


Missão / Visão / Valores
 

A escola integra o macro sistema educativo e consubstancia nos cânones, veiculados na Lei de Bases do Sistema Educativo, o direito à educação e democratização do ensino, suas linhas orientadoras, enquanto instituição educativa, no seio das comunidades onde se insere. As escolas são, assim, organizações sociais que recebem os cidadãos durante determinado tempo das suas vidas, com vista à sua educação. Tempo este que se alterou, e ficou cada vez mais longo, tornando a já árdua missão, que lhe está atribuída, cada vez mais difícil.

Consciente dos novos desafios, neste dealbar de milénio, o Agrupamento de Escolas de Cuba veicula a sua Missão na transmissão da herança cultural, no propiciar do desenvolvimento do capital humano de cada aluno, no potenciar do sucesso, no exercício profissional, na promoção de comunidades aprendentes, promovendo a aprendizagem inclusiva e ao longo da vida, formando cidadãos autónomos, éticos, críticos, criativos e participativos, capazes de intervir nasociedade, empreender a educação intercultural e promover a paz.

Nesta perspectiva, e assumindo a Missão como evidência que define e distingue a nossa escola, torna-se pertinente reflectir sobre as finalidades que se pretendem alcançar, identificar os objectivos que possibilitem a sua operacionalização, porque, como se sabe, o sucesso da organização passa pela adopção de uma filosofia de qualidade, isto é, pela definição da Missão, da Visão e dos seus Valores. Assim, a Visão que nos garantirá o sucesso, numa prospectiva que, passará, em primeira instância, por interceder junto da comunidade educativa motivando-a e entusiasmando-a para que desenvolva o sentido de pertença da sua Escola, a assuma como o espaço catalisador onde seensina e aprende, se sente beme, por isso, a consideraeixo promotor de um desenvolvimento sustentado do meio em que se insere. Nesta linha de pensamento, a visão de escola assume-se nas diferentes faixas etárias que a frequentam, contribuindo, também, para elevar os níveis de formação e qualificação da população adulta. A definição estratégica da Visão será sustentada por cuidado diagnóstico, posterior planeamento, acompanhamento e avaliação do plano de acção.

O sucesso ancora nas características intrínsecas que determinam a qualidade da escola, veiculado por um conjunto de Valores, entespropiciadores da excelência, que a escola pretende alcançar. Nesta linha de pensamento, a acção educativa desta instituição será pautada pela competência, ética profissional, rigor, partilha, lealdade, tolerância e responsabilidade nas actividades desenvolvidas atribuindo-se elevada importância ao «accountability», princípio ético determinante na prestação de contas, que deverá ser discutido entre e com as pessoas que trabalham na organização/escola. 


Regime de funcionameno 

 

Os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Cuba funcionam em regime diurno e integram a educação pré-escolar, os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, nos termos e com os objetivos definidos pela Lei de Bases do Sistema Educativo.