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Agrupamento de Escolas de Cuba

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Escola sede do Agrupamento de Escolas de Cuba
Escola Básica Fialho de Almeida
 Agrupamento de Escolas de Cuba
Largo da Feira
7940-999 Cuba
 
Página Eco-escolas do Agrupamento de Escolas de Cuba
 
  
Notícias
 
 
 
 
 
 

Concurso Escola Alerta
- Acessibilidade para todos -
2014 - 2015
 
 
 

O Agrupamento de Escolas de Cuba enviou para concurso, ao Instituto Nacional para a Reabilitação, o trabalho “Tecnologia e Inclusão”, selecionado pelo júri da Escola e elaborado por um grupo de alunos do 8.º B.

 O objetivo do trabalho incide na mobilização de fatores ambientais (tecnologias) promotores da inclusão e acessibilidade e que contribuam para a o aumento dos níveis de atividade e participação, em sala de aula, fomentado condições de igualdade de oportunidades para todos os alunos.

 A participação no concurso constitui uma oportunidade de divulgação de projetos e práticas do nosso Agrupamento permitindo também a reflexão acerca da necessidade de estar atentos para que os acessos à aprendizagem e à resposta sejam acessíveis a TODOS, independentemente das necessidades de cada um. 


Concurso Nacional de Leitura 2015
Fase distrital - Almodôvar
 

Com o objetivo central de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, o Plano Nacional de Leitura promoveu a 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

A  E.B. Fialho de Almeida participou neste concurso, que teve a sua primeira eliminatória em janeiro, na Biblioteca Escolar de Cuba. Os alunos que obtiveram os melhores resultados - o Miguel Parreirinha, do 7º ano; a Matilde Carapuça, do 8º ano e a Daniela Guerreiro do 9º ano - participaram na fase distrital, que este ano teve lugar em Almodôvar. A lista dos alunos finalistas, apurados nesta eliminatória, será divulgada pelo PNL na Página dos concursos.

A Matilde Carapuça ficou em 3º lugar, pelo que será suplente na 3ª Fase - Final Nacional. Quanto ao Miguel Parreirinha e à Daniela Guerreiro, participaram com empenho e entusiasmo na fase distrital e com a garantia de que é para continuar!

Parabéns a todos!


Dia da Terra - World Days of Action
 
 

O Dia da Terra é considerado um dos acontecimentos ambientais mais importantes do mundo, sendo celebrado anualmente em vários países do mundo, incluindo Portugal. 

O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.

No Agrupamento de Escolas de Cuba assinalámos esse dia com a limpeza do espaço exterior da nossa escola sede. A iniciativa teve uma boa adesão de toda a comunidade escolar sendo alcançados de forma excelente os objetivos propostos pela equipa eco-escolas!

 


Comemorações do 41º aniversário do 25 de abril
 
 
 
 

Desporto Escolar - Urban Golf Cuba
 

Smart Through Art - Mobilidade à Inglaterra
 

No âmbito do projeto “Smart Through Art”, 4 alunos do 7ºano, turmas A, deslocaram-se em mobilidade à Inglaterra de 16 a 20 de março de 2015.

Os alunos estiveram em contacto com colegas dos países parceiros, a saber: Irlanda (2 escolas) e Inglaterra (2 escolas). Nesta mobilidade, a comitiva francesa, também parceira deste projeto, não se fez acompanhar de alunos.

Durante a estadia em Inglaterra, alunos e professores visitaram duas escolas: uma em Wellingborough (Luton) e outra em Crook, Durham (Newcastle).

De salientar que todos foram muito bem recebidos pelo que se tratou de uma experiência muito gratificante, não só pela oportunidade de conhecer um país e uma cultura diferentes, mas também porque puderam realizar aprendizagens importantes.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Maria Jacinta Galó e Teresa Costa.

                                                                      

According to the project “Smart Through Art”, 4 students from the 7th grade, class A, went on a mobility to England, from the 16th to the 20th March 2015.

The students met their colleagues from the partner countries, to be known: Ireland (2 schools) and England (2 schools). In this mobility, the French delegation, also a partner of this project, wasn’t accompanied by any students.

During our stay in England, students and teachers visited two schools: one in Wellingborough (Luton) and another in Crook, Durham (Newcastle).

It is important to mention that they were extremely well received and taken care of. So it was a very rewarding experience, not only for the opportunity to know a different country and a different culture, but also because they could achieve significant learning.

The students were accompanied by the following teachers:  Maria Jacinta Galó and Teresa Costa.


Matrículas 2015/2016
Estão abertas as matrículas para a educação pré-escolar e para o 1º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico, de 15 de abril a 15 de junho de 2015.
 
 
Consulte o edital relativo à educação pré-escolar (consultar)
 
Consulte o edital relativo ao 1º ciclo do ensino básico (consultar)
 

Feirinha do Desporto e da Saúde de Cuba

Rastreios de saúde, filmes informativos, atletismo, volei, aulas, workshops, colóquios e o 13º Grande Prémio de Atletismo Dr. Carlos Gradiz, foram algumas das sugestões que a autarquia de Cuba propôs para os dias 10, 11 e 12 de Abril, naquela que foi a primeira Feirinha da Saúde e do Desporto, realizada no Largo Conde da Esperança (Bica) em Cuba.

Organizada pelos serviços de Desporto e de Saúde da Câmara Municipal de Cuba, a Feirinha da Saúde e do Desporto de Cuba, apostou na promoção de hábitos de vida saudáveis associados à prática de atividade física, quer através das diversas sessões informativas e rastreios que a iniciativa ofereceu, quer pelas aulas e demonstrações de atividade física que foram levadas a efeito.


Demonstração do Comando Territorial de Beja (GNR)


1ª Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa  
 

A EVLGP é um projeto da Associação de Surdos do Porto, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, que tem como objetivo disponibilizar - através de uma plataforma de ensino à distância – uma oferta formativa em Língua Gestual Portuguesa (LGP) através de diferentes níveis de aprendizagem, aberta a toda a comunidade e de acesso gratuito.
A EVLGP será pioneira em Portugal no ensino à distância de Língua Gestual Portuguesa, sendo também raras as experiências internacionais neste âmbito. Numa primeira fase os conteúdos disponibilizados serão de domínio básico, sendo o seu grau de dificuldade aumentado gradualmente até atingir níveis médios e avançados.
A formação em Língua Gestual tem sido tradicionalmente presencial. A revolução na forma de organização do curso, abrindo a oportunidade de o realizar on-line, irá significar que um maior número de pessoas terão possibilidade de aprender LGP, ajudando assim a derrubar a maior barreira com que a Comunidade Surda Portuguesa se depara no dia-a-dia: a comunicação.
O projeto pretende ser o início de um longo caminho na construção do ensino à distância em língua gestual.

A EVLGP está disponível no website:
http://www.lgpescolavirtual.pt


 Funcionamento da TurmaMais no 1º Ciclo
 

Como proceder para que os alunos desenvolvam no tempo certo as suas aptidões de escrita e de leitura? A partir do 3.º ano de escolaridade os alunos que frequentam o ensino regular e não tenham o domínio suficiente da escrita e da leitura da língua materna enfrentam grandes problemas nas aprendizagens das outras áreas. Estes alunos vão demonstrar também dificuldades nas aprendizagens no 2.º e 3.º ciclos. Pretende-se, neste webinar, mostrar como a tecnologia organizacional TurmaMais orienta os apoios educativos a todos os aluno, logo a partir do 1.º período do 1.º ano, por forma a que todos os alunos adquiram a aprendizagem da escrita e da leitura até ao final do 2.º ano de escolaridade.

Teodolinda Magro-C


Dia Aberto à Comunidade
20/03/2015
 
 

O Agrupamento de Escolas de Cuba vai promover o Dia Aberto à Comunidade, no próximo dia 20 de Março, evento que conta com um vasto leque de atividades. Este dia é aberto a toda a comunidade.

 
 
 

Plano Semana da Leitura
(16 a 20 de março de 2015)
 

Projeto Geração Saudável - 2015
 

 


It´s Time to Help - Mobilidade à República Checa

 

 

No âmbito do projeto Erasmus+It’s Time to Help” 4 alunos do 8ºano, turmas A e B, deslocaram-se em mobilidade à República Checa, Prerov, de 2 a 6 de fevereiro de 2015.

Os alunos estiveram em contacto com colegas dos países parceiros, a saber: República Checa, Alemanha, Letónia e Malta.

Os alunos ficaram hospedados em famílias de acolhimento, o que lhes permitiu um melhor conhecimento da cultura e da maneira de ver o mundo dos colegas checos.

De salientar que os alunos foram muito bem recebidos e desfrutaram da experiência em pleno.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Maria Jacinta Galó, Alice Batista, Cristina Ribeiro e Rosário Alves.

 

According to the Erasmus+ project  It’s Time to Help”, 4 students from the 8th grade, classes A and B, went on a mobility to Czech Republic, Prerov, from the 2th to the 6th february 2015.

The student met their colleagues from the partner countries, to be known: Czech Republic, Germany, Latvia and Malta.

The students stayed in host families and this allowed them to get in much close contact with the culture and way of living of their French colleagues. It is important to mention that they were extremely well received and taken care of, enjoy plentifully of their experience.

The students were accompanied by the following teachers:  Maria Jacinta Galó, Alice Batista, Cristina Ribeiro e Rosário Alves.

 

Projeto Geração Saudável
 

O projeto Geração Saudável é dinamizado pela Ordem dos Farmacêuticos e destina-se aos alunos do 2º ciclo do ensino básico (faixa etária dos 10 aos 13 anos). O Projeto terá igualmente contacto com os alunos dos restantes anos, professores, auxiliares e pais, bem como à restante população. Este projeto é uma aposta deste agrupamento de escolas no que à promoção da saúde e ao papel do farmacêutico, enquanto agente de saúde pública, diz respeito. A Geração Saudável reflete uma nova forma de sensibilização das gerações futuras.

O tema para o presente ano letivo é diabetes, obesidade infantil e enfarte do miocárdio.

Serão dinamizadas sessões informativas que decorrerão nos dias 5 e 6 de março, sendo a tarde do dia 6 aberta à comunidade.

 


O projeto ManEEle na MSN
 
 Notícia através do:OBSERVADOR de 02/03/2015


Integrado nas Comemorações do “Dia Internacional da Proteção Civil”, o Agrupamento de Escolas de Cuba associou-se às mesmas, participando num simulacro. Foi desenvolvido um trabalho colaborativo entre o Agrupamento de Escolas de Cuba, a Câmara Municipal de Cuba, os Bombeiros Voluntários de Cuba e a Guarda Nacional Republicana.

 
Simulacro de um incêndio na Escola Básica Fialho de Almeida
 
Simulação de um incêndio num veículo
  

Projeto Lancheira Sorriso em Movimento
"A revolta dos micróbios"

Desfile de Carnaval 2015

 
Projeto ManEEle na TVI, Jornal da Uma

Reportagem no "Jornal da Uma" da TVI, no dia 08-02-2015, acerca do projeto-piloto ManEEle (Manuais Escolares Eletrónicos), uma iniciativa da DGESTE Alentejo.


 
Desfile de Carnaval 2015
 

Primeiro Encontro de Atividades Rítmicas e Expressivas

 

  1ª parte

 
2ª parte

Escola Alerta! 2014-15 (12ª edição)

Sensibilizar a escola e a juventude

Interiorizar e exercitar a cidadania

 

 

Está aberto O Concurso ”Escola Alerta!” 2014-15 promovido anualmente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. Constitui uma oportunidade para praticar e desenvolver  capacidades no sentido de melhorar a sociedade e a forma como os alunos com deficiência participam em todas as atividades da sua escola.

Visa-se, desta forma, contribuir para o combate à discriminação de que são alvo as pessoas com deficiência, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitetónicas, sociais e de comunicação que dificultam ou impedem a sua acessibilidade e o pleno exercício dos direitos e deveres de cidadania.

O nosso Agrupamento de Escolas, à semelhança das edições anteriores, pretende associar-se a esta iniciativa apelando à mobilização dos docentes e alunos para a elaboração de trabalhos no âmbito do Concurso começando desde já a contribuir ativamente para a criação de uma sociedade em que todos possam ter oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

(Para informações detalhadas, consultar o site do INR) http://www.inr.pt/.

Calendarização:

ATIVIDADE

PRAZOS – Ano 2014/2015

 Entrega dos trabalhos nas escolas

Até 10 de abril

Reunião dos júris das escolas e classificação dos trabalhos

Até 17 de abril

Entrega dos trabalhos no INR, I.P.

Até 24 de abril

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CANDIDATOS

AO CONCURSO “ESCOLA ALERTA!” 2014/2015

1.ª Fase – Júri da Escola

 

Grelha de Avaliação de Trabalhos Candidatos

 

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

PONDERAÇÃO

I. Consonância com os Princípios fundamentais da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e com a Lei de Bases

25%

II. Consecução dos Objetivos do Concurso “Escola Alerta!”

20%

III.Propostas de Soluções

15%

IV. Integração da posição das pessoas com deficiência

15%

V. Divulgação e Efeitos Multiplicadores

5%

VI. Estrutura, Apresentação e Organização do Trabalho

10%

VII. Dinâmica do Trabalho

5%

VIII. Avaliação Global

5%

TOTAL

100%

 


Tecnologia no Ensino

Projeto ManEEle na SIC Notícias

Um projeto-piloto, implementado no Alentejo, está a ajudar a perceber o impacto da tecnologia quando integrada no sistema de ensino. Na Edição da Manhã esteve o Professor Jorge Mata, gestor de conteúdos digitais na Direção Geral dos Estabelecimentos escolares, e que esteve envolvido na implementação deste projeto piloto na Escola de Cuba.

SIC Notícias, Edição da Manhã 07-01-2015


Mensagem de Natal
 

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. O objetivo desta efeméride é sensibilizar a população mundial para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva e para todos.

Assim, acreditando que a  "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan), o Agrupamento de Escolas de Cuba volta a chamar a atenção para o simbolismo deste dia, com o intuito de promover a dignidade, direitos e inclusão de todos os alunos, incluindo os portadores de deficiência, desenvolvendo um conjunto de atividades que alertem a comunidade para a temática com início na 4.ª feira, dia 3 de dezembro, e ao longo da semana, até dia 9 de dezembro.

 

 


 
 
 
Enquanto fores estudante do Agrupamento de Escolas de Cuba tens direito a fazer o download gratuito da versão mais completa do Microsoft Office.
Tudo o que precisas para criar, editar e partilhar documentos.
O Microsoft Office pode ser instalado em 5 PCs, Macs e ainda em 5 tablets (IPad incluído).
 
Para saberes mais acerca deste assunto dirige-te ao professor de TICs, Prof. António Manuel Grade. 
Projeto ECO-ESCOLAS

 

Site internacional Eco-escolas da comemoração do World day of action, na nossa escola (Consultar).

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba realizou na passada sexta-feira, dia 07/11/2014, a comemoração do Dia Internacional das Eco-Escolas, hasteando a bandeira do projeto, acompanhada pelo hino do mesmo, seguida por uma Eco Dança efetuada pelos alunos do 7º ano de escolaridade.

A iniciativa surgiu no seguimento da atribuição do certificado “Eco-Escolas”, ao Agrupamento de Escolas de Cuba, no dia 15 de outubro.

A participação no Eco-Escolas foi apoiada pela Câmara Municipal de Cuba.

Este é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

 

 

A Escola Básica Fialho de Almeida – Cuba, obteve o título de Eco-Escolas em reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano letivo 2013/2014, em benefício do ambiente e sustentabilidade.     

                     


Projeto Comenius “Smart through Art”

 

No âmbito do projeto Comenius “Smart through Art 13 alunos do 7ºano, turmas B e C, deslocaram-se em mobilidade a França, Nice, de 13 a 17 de outubro de 2014.

Os alunos estiveram em contacto com colegas dos países parceiros, a saber: Irlanda, Inglaterra e França.

Os alunos ficaram hospedados em famílias de acolhimento, o que lhes permitiu um melhor conhecimento da cultura e da maneira de ver o mundo dos colegas franceses.

De salientar que os alunos foram muito bem recebidos e desfrutaram da experiência em pleno.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Maria Jacinta Galó, Isabel Lucas, Anabela Ramos, Conceição Mousinho e Joaquina Cruz.

Os alunos participaram ativamente nas atividades do projeto em que estão envolvidos e foram comtemplados com a escolha do seu logotipo para logotipo oficial do projeto.

Obtiveram também uma menção honrosa pela elaboração da componente portuguesa do “European card game”, um jogo que inclui componentes de todos os parceiros e que pretende ajudar os alunos a aprender, de uma forma lúdica, mais sobre a cultura dos seus colegas europeus.

                                                              

According to the Comenius project  “Smart through Art”, 13 students from the 7th grade, classes B and C, went on a mobility to France, Nice, from the 13th to the 17th October 2014.

The student met their colleagues from the partner countries, to be known: Ireland, England and France.

The students stayed in host families and this allowed them to get in much close contact with the culture and way of living of their French colleagues. It is important to mention that they were extremely well received and taken care of, enjoy plentifully of their experience.

The students were accompanied by the following teachers:  Maria Jacinta Galó, Isabel Lucas, Anabela Ramos, Conceição Mousinho e Joaquina Cruz.

The students actively participated in all the required activities and were awarded the prize of having their logo chosen to be the official project logo.

They were also awarded a honour  mention for the elaboration of their component of the “European card game”, a game that includes component from all partner countries and which intends to teach, in a fun way, more about the European culture of the several countries involved.


Lista de escolas DGEstE-DSRAlentejo com candidaturas aprovadas Projecto aLeR+ 2014 - 2ª fase

O projecto aLeR+ é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura desenvolvido em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares que, nos últimos cinco anos, criou uma rede com cerca 100 escolas/ agrupamentos aLeR+ dispostos a desenvolverem uma cultura integral de leitura. Os resultados positivos evidenciados no balanço do trabalho realizado pelas escolas durante este período e a forma decisiva como a leitura está associada à melhoria do sucesso escolar, contribuiu para o relançamento de uma 2.ª fase que teve o seu início em 2014-2015.

Congratulamos as escolas da DGEstE-DSRAlentejo, pelas candidaturas aprovadas para o biénio 2014-2016 e que irão ser apoiadas nesta 2ª fase.

Concelho

Agrupamento | Escola

Projeto

Ourique

Agrupamento de Escolas de Ourique

A Ler Somos +

Alter do Chão

Agrupamento de Escolas de Alter do Chão

Leitores em Construção

Arronches

Agrupamento de Escolas de Arronches

LER+ para SER+

Beja

Agrupamento de Escolas nº 2 de Beja

Ler para Crescer+

Cuba

Agrupamento de Escolas de Cuba

Ler é Mais!

 Elvas

Agrupamento Vertical de Escolas nº2 de Elvas

Ler+ em Santa Luzia

 Évora

Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício

Ler para Ser

Gavião

Agrupamento de Escolas de Gavião

Ler+, Sentir+, Ser+

Santiago do Cacém

Agrupamento de Escolas de Santo André

Todos Podemos Ler+

Viana do Alentejo

Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo

Pela Leitura é que vamos...

Vidigueira

Agrupamento de Escolas de Vidigueira

A Ler é que a gente se entende

 

                                            Bolsa de Contratação de Escola 2014/2015

 
 
 

 

Horário de contratação de escola

Grupo: 350 – ESPANHOL

Nº de horário: 9

Nº de horas: 06  

Duração: anual

A decorrer no Agrupamento de Escolas de Cuba;

Período de candidatura: até 31/10/2014.

 

Critérios:

*Graduação profissional - ponderação de 50%:

*Avaliação curricular - ponderação de 50%.

 

Nota: Os candidatos deverão enviar documentação necessária até às 23:59 horas do dia 31/10/2014.

Após este prazo não será considerada.

A documentação deverá ser enviada para: concurso@aecuba.pt

 

Cuba, 28/10/2014.

 

Lista de Candidatos

Lista de Ordenação


 

 

  Técnico Especializado

Psicologia

Nº de horas: 40 horas;

A decorrer no Agrupamento de Escolas de Cuba;

Período de candidatura: até 18/09/2014.

 

Critérios:

- Ponderação da Avaliação do Portefólio - 30%

- Ponderação da Entrevista - 35%

- Ponderação do número de anos de Experiência Profissional - 35%

 

Aviso: É necessária a inscrição comprovada na Ordem dos Psicólogos Portugueses

Nota: Os candidatos deverão enviar documentação necessária até às 23:59 horas do dia 3 de outubro, após a publicação da lista provisória.

Após este prazo não será considerada.

A documentação deverá ser enviada para: concurso@aecuba.pt

Duração: horário anual

 

 Cuba, 15/09/2014.

 

Lista de Candidatos

Lista provisória de candidatos

Lista de selecionados para entrevista

Lista ordenada final

 


 

Horário de contratação de escola

2014/2015

 

Atividades de Enriquecimento Curricular

 

Listas Ordenadas:

 

A Escola e o Meio 

 

Expressão Dramática

 

TIC

 

Atividade Físico-desportiva

 

Educação Visual

 

 

 

                                 Áreas

 

Tecnologias de Informação e Comunicação - 7 horas

Critérios:

Graduação Profissional

Tempo de serviço em dias (até 31 de Agosto de 2014), em Atividades de enriquecimento curricular

Habilitação profissional no grupo de recrutamento 550

 

Educação Visual – 7 horas

Critérios:

Graduação Profissional

Tempo de serviço em dias (até 31 de Agosto de 2014), em Atividades de enriquecimento curricular

Habilitação profissional nos grupos de recrutamento 110, com variante Educação Visual; 240; 600

 

A Escola e o Meio – 7 horas (2 vagas)

Critérios:

Graduação Profissional

Tempo de serviço em dias (até 31 de Agosto de 2014), em Atividades de enriquecimento curricular

Habilitação profissional nos grupos de recrutamento 100; 110

 

Atividade Físico Desportiva – 7 horas (2 vagas)

Critérios:

Graduação Profissional

Tempo de serviço em dias (até 31 de Agosto de 2014), em Atividades de enriquecimento curricular

Habilitação profissional nos grupos de recrutamento 110, com variante Educação Física; 260; 620

 

Expressão Dramática – 7 horas

Critérios:

Graduação Profissional

Tempo de serviço em dias (até 31 de Agosto de 2014), em Atividades de enriquecimento curricular

Habilitação profissional nos grupos de recrutamento 100; 110

 

Período de candidatura: de 01 a 04 de setembro de 2014

 


Consulte o site do projeto "Manuais Escolares Eletrónicos" (ManEEle):