Skip to main content

Agrupamento de Escolas de Cuba

Telefone: 284 419 920 / Fax: 284 419 929 / E-mail: diretor@aecuba.pt

Home Page do AE de Cuba
O meio circundante
O patrono
Historial
Quem Somos
Estatísticas
Órgãos de Gestão
Documentos orientadores
Ano letivo 2016/2017
Contratação de Escola
Intranet / Extranet
Quiosque dos Alunos
Biblioteca Escolar
Recursos Educativos
Clubes / Projetos
Orientação Escolar e Voca
Refeitório
Contacte-nos
Ligações institucionais
Início de Sessão de Membro

  

 Microsoft Office 365 
Escola sede do Agrupamento de Escolas de Cuba
Escola Básica Fialho de Almeida
Largo da Feira
7940-999 Cuba
 
 
 

 
 Notícias
 

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba aderiu a esta iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses, submetendo a candidatura ao "Selo Escola SaudávelMente", evidenciando desta forma a preocupação no que às boas práticas de saúde psicológica e sucesso educativo diz respeito (Ler mais).

 



Ver mais


A Sala de Aula Invertida e os seus desafios

 


 

 

Consulta o regulamento (Ver)

 


Comemorações do Dia da Europa

 

 

Todos os anos, no Dia da Europa, que se comemora a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração de Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman (Ler mais).


Matrículas para o ano letivo 2017/2018

 

Estão abertas as matrículas para o próximo ano letivo, conforme despacho normativo nº 1-B/2017 de 17 de abril:

- Educação Pré-escolar (Ver Edital)

- 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (Ver Edital)

 


Campanha Pirilampo Mágico 2017

Entre os dias 4 e 28 de maio de 2017, irá decorrer a Campanha Pirilampo Mágico 2017, promovida anualmente pela FENACERCI em parceria com a Antena 1 e a RTP. O Pirilampo conta já com 30 Anos de existência, sendo um pequeno grande símbolo da solidariedade social em Portugal. A Cercibeja, como associada da Fenacerci, vai promover esta campanha, através de diversas iniciativas e parcerias, na sua zona de intervenção (Ler mais).

 


Concurso Escola Alerta

– acessibilidade a todos –

2016-17

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba enviou para concurso, ao Instituto Nacional para a Reabilitação, o trabalho “A Unidade Está na Turma”, o único apresentado ao júri da Escola e elaborado pela turma do 3.º D da professora Maria José Sousa, com a colaboração dos docentes de Educação Especial (Ler mais).


Feira do Livro, 25 de Abril e Semana da Leitura

2017


Procedimento concursal prévio à eleição do Diretor do Agrupamento de Escolas de Cuba

Aviso nº 4091/2017, referente ao  Procedimento concursal prévio à eleição do Diretor do Agrupamento de Escolas de Cuba, publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 76 — 18 de abril de 2017 (Ver o aviso).

 

- Lista dos candidatos admitidos a concurso para a eleição do diretor do Agrupamento de Escolas de Cuba (Ver).

 

- Regulamento Concursal (Ver);

 

- Requerimento de candidatura (Download).

 

- Ver publicação na página da DGEstE.


 

Campanha Luz Azul 2017

 

No Agrupamento de Escolas de Cuba a Páscoa vestiu-se de Azul...

Foram desenvolvidas campanhas de sensibilização e reflexão nas diferentes turmas sendo proposta a ilustração em tons de azul dos motivos de Páscoa (Ler mais).


Dia Aberto à Comunidade - 2016/2017

04/04/2017


Dia Nacional do Doente com AVC

31/03/2017

“É muito importante que a educação para a saúde comece desde muito cedo e faça parte do percurso escolar e familiar das crianças. Para além de atuarmos na prevenção do AVC, com a promoção de estilos de vida saudáveis e alertando para os fatores de risco daquela que continua a ser a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal, atuamos também no reconhecimento dos sinais de alerta do AVC, pois poderão ser estas crianças e jovens a identificá-los em pais, avós ou outros familiares, tendo um papel ativo e determinante na ativação dos meios de emergência”, avança o Prof. Doutor José Castro Lopes, presidente da SPAVC (Ler mais).


Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

02/04/2017 

 


III Encontro de Clubes de Proteção Civil

Dia Internacional da Proteção Civil

Realizou-se no Parque Manuel de Castro, em Cuba, e no Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cuba, esta quarta-feira, dia 15/03/2017, o III Encontro de Clubes de Proteção Civil, do distrito de Beja (Ler mais).

 

 

Candidatura a Mobilidade

 

Está aberto a candidatura para participar no fluxo de mobilidade à Republica Checa, entre os dias 9 e 18 de abril, no âmbito no projeto KA1 intitulado “Escolas do Baixo Alentejo: A Caminho da Liderança”.

A candidatura contempla 1 participante do Agrupamento de Escolas de Cuba, já que o projeto supracitado teve um corte de 50% de subvenção. Deste modo, os critérios para se candidatarem, apresentando o nome e respetivo grupo de docência são os seguintes:

1º - terem participado direta ou indiretamente no projeto no ano transato;

2º - ser elemento de um órgão de gestão do agrupamento;

3º - terem pertencido à direção de alguma Escola.

 

As candidaturas devem ser enviadas para a AENIE – Associação Educativa Nacional de Inclusão e Inovação nas Escolas, através do e-mail: aenie2014@gmail.com até ao dia 15/03/2017.

 


Torneio de Golfe

Urban Golf Cuba 2017

 

 

Decorreu no dia 08/03/2017, no Parque Manuel de Castro, o 2º Torneio de Urban Golf,  - Cuba 2017, integrado no circuito do desporto escolar, com a participação de 27 alunos das escolas de Cuba, Pias e Grândola (Ler mais).


 
Exposição e Concurso de Rosas dos Ventos

 

 

Durante o mês de janeiro e primeira quinzena de fevereiro de 2017 decorreu, na Biblioteca Escolar, uma exposição e concurso de rosas dos ventos, realizadas pelos alunos do 7º ano de escolaridade (Ler mais).

 


Palestra com Ana Vasconcelos

 

 

Palestra adiada para 5ª feira, dia 16/03/2017, às 16:30 horas, no auditório da Escola Básica Fialho de Almeida (Ler mais).

 
 
 
 

 
 
 

É com grande pesar que o Agrupamento de Escolas de Cuba participa o falecimento da nossa AMIGA e colega Maria Teresa Carapuça Leão Costa.

A todos os familiares e amigos apresentamos as nossas condolências.

Mais se informa que amanhã, dia 24/02/2017, será cancelado o desfile de carnaval de 2017, do nosso agrupamento de escolas, e que não haverá atividades letivas, para que toda a comunidade educativa, que assim o entenda, possa participar nas cerimónias fúnebres, que têm início a partir das 10:30 minutos.

 

Cuba, 23/02/2017.

 

 

O diretor,

 

Carnaval 2017 do AECUBA
 
 

 
Dia da Internet Mais Segura
 

No próximo dia 7 de fevereiro celebra-se o Dia da Internet Mais Segura.

Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da Segurança Digital, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes (Ler mais).

 


SESSÃO DE DIVULGAÇÃO

 

 

O diretor do Agrupamento de Escolas de Cuba, vem por este meio convidar a comunidade educativa, para assistir à apresentação pública do Orçamento Participativo das Escolas, na próxima 3ª feira, dia 31/01/2017, no Auditório da Escola Básica Fialho de Almeida, às 18 horas.


 

Lembrar o Holocausto é recusar ódio, discriminação e racismo

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba presta "homenagem aos milhões de judeus vítimas do extermínio nazi", lembrando que há 72 anos, em 27 de janeiro de 1945, as tropas aliadas libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, "expoente máximo do horror do Holocausto".

Ao assinalar esta efeméride, o nosso agrupamento de escolas, reafirma a necessidade de se preservar a memória do Holocausto e de assegurar que as gerações vindouras não o esquecerão e recusarão o ódio, a intolerância, a discriminação, a xenofobia e o racismo, pelo que estamos a levar a cabo uma série de atividades alusivas ao tema, para que o dia internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, não seja esquecido.

 


Parlamento dos Jovens 2016/2017

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba participou no projeto “Parlamento dos Jovens 2016/2017”. Os alunos debateram ativamente o tema proposto este ano “Básico – 40 anos de Constituição. Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!” e apresentaram medidas concretas. Foram constituídas 3 listas de alunos oriundos das turmas do 8ºA, 9ºA e 9ºB (Ler mais).

 


Concurso "Escola Alerta!" - 2016/2017 (14ª Edição)

 

Está aberta a 14.ª edição do Concurso ”Escola Alerta!” 2016-17 promovido anualmente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

A participação neste concurso proporciona a oportunidade de contribuir ativamente para melhorar a sociedade em que vivemos, no sentido de todos terem oportunidades iguais, propondo iniciativas que melhorem a participação e a autonomia das pessoas com deficiência nas mais diversas áreas da vida (Ler mais).


Encontro de Atividades Rítmicas e Expressivas - 2016/2017

11/01/2017

14:30horas

 Vai realizar-se, no dia 11/01/2017, mais um encontro de atividades rítmicas desportivas no Pavilhão Gimnodesportivo de Cuba (Ler mais).


Dia Mundial do Braille

 

O dia Mundial do Braille é celebrado a 4 de janeiro. O Sr. Louis Braille (nascido em 4 de janeiro de 1809 com nacionalidade francesa), criou um sistema que permite às pessoas cegas beneficiar da escrita e da leitura, o que, além de lhes permitir o acesso ao conhecimento, possibilitou a sua inclusão na sociedade e o pleno desempenho da cidadania.

O sistema foi batizado com o sobrenome do seu autor, chama-se sistema Braille (Ler mais).

  

Apresentação das atividades realizadas no AECUBA, a propósito da sinalização do Dia Mundial do Braille – 4 de janeiro.

 

Festas de Natal 2016
 
 
 

O Agrupamento de Escolas de Cuba vai organizar, com o apoio da Câmara Municipal de Cuba e das Juntas de Freguesia do concelho, como é hábito anualmente, as várias Festas de Natal deste ano, que irão decorrer nos seguintes dias e locais (Ler mais).


Corta Mato Escolar
 
 
 

Vai realizar-se na próxima quarta-feira, dia 7 de dezembro de 2016, o Corta Mato Escolar 2016, no Largo da Feira, este ano com organização dos alunos do curso de Técnico de Desporto, da Escola Profissional de Cuba, para o qual dirigiram o convite aos alunos do Agrupamento de Escolas de Cuba. O convite foi aceite, pelo que irão participar por parte do nosso Agrupamento cerca de 140 alunos (Ler mais).


Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
 
 

Vamos dar início, no dia 02 de dezembro de 2016, às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que este ano tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Neste ano o tema é "Alcançar 17 metas para o futuro que queremos", lema baseado na recente adoção das 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável e o papel destes objetivos na construção de um mundo mais inclusivo e equitativo para pessoas com deficiência (Ler mais).

 

Dia Internacional da Solidariedade Humana
20/12/2016

O Clube Europeu vai comemorar o Dia Internacional da Solidariedade Humana, dia  20 de dezembro e para comemorar esse dia está a organizar uma recolha de alimentos para a Conferência Vicentina, em conjunto com o grupo de EMRC. Poderão participar nesta atividade com doações alimentares todos os membros da comunidade educativa que assim entenderem, bastando para tal deixar essas doações na Biblioteca Escolar, em lugar próprio.

“O Dia Internacional da Solidariedade Humana” salienta a importância de agirmos, unidos, a favor das pessoas mais vulneráveis da sociedade. Uma das expressões mais profundas deste princípio é a Declaração do Milênio (…)”. Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Ajude esta causa!

Por uma Europa de Valores!

(Ler mais)

 

Obras de beneficiação no edifício da Escola Básica Fialho de Almeida
 
 
 

O edifício sede do Agrupamento de Escolas de Cuba irá em breve ser alvo de obras de beneficiação, fruto de um acordo de cooperação entre o Ministério da Educação e o Município de Cuba.

A intervenção vai levar à substituição da cobertura do edifício, no sentido de resolver os problemas de infiltrações que afetam a estrutura há já algum tempo (Ler mais).

 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar
2016
 
 

De 24 de outubro a 7 de novembro de 2016, a Biblioteca Escolar, do Agrupamento de Escolas de Cuba, em articulação com a Biblioteca Municipal de Cuba, promoveu diversas atividades para comemorar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Durante a semana de 24 a 28/10/2016, na Biblioteca Escolar, esteve patente uma exposição sobre BD, que foi visitada por toda a comunidade educativa (Ler mais).

 

Global Action Days
 
Cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Ecolas

 

O diretor do Agrupamento de Escolas de Cuba, tem a honra de convidar toda a comunidade educativa a estar presente na cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, que terá lugar na próxima 2ª feira, dia 07/11/2016, pelas 10:10 horas, na Escola Básica Fialho de Almeida. (Ler mais)


Receção à Comunidade Educativa
 
 

A Câmara Municipal de Cuba, organizou a Receção à Comunidade Educativa 2016, no dia 28/10/2016, conforme pode (Ler mais).


"Alqueva vai à Escola"

EDIA assina protocolos com Escolas

 

A EDIA e o CFAE – Centro de Formação de Associação de Escolas das Margens do Guadiana e os agrupamentos escolares abrangidos por este Centro, assinam no próximo dia 27/09/2016 os protocolos que irão permitir uma maior atuação integrada, eficiente e eficaz ao nível institucional, numa lógica de proximidade entre a Empresa e a Escola.

O Agrupamento de Escolas de Cuba é um dos agrupamentos que assinará este protocolo.

 
Veja a nota de imprensa aqui.

Entrega de prémios de Boas Práticas Erasmus+ 2016
 
 

Pela primeira vez em Portugal, as agências Erasmus+ Educação e Formação e Erasmus+ Juventude em Ação, que gerem a implementação do Programa Erasmus+ em Portugal, realizaram uma sessão de entrega de prémios de boas práticas.
Projetos Erasmus+ nas áreas da Educação, Formação e Juventude são, desta forma, premiados pela sua qualidade, inspirando outras organizações e potenciando o impacto do Erasmus+ na vida das organizações e dos jovens portugueses e, por essa via, na construção da Europa (Ler mais).