Skip to main content

Agrupamento de Escolas de Cuba

Telefone: 284 419 920 / Fax: 284 419 929 / E-mail: diretor@aecuba.pt

Home Page do AE de Cuba
O meio circundante
O patrono
Historial
Quem Somos
Estatísticas
Órgãos de Gestão
Documentos orientadores
Ano letivo 2016/2017
Contratação de Escola
Intranet / Extranet
Quiosque dos Alunos
Biblioteca Escolar
Recursos Educativos
Clubes / Projetos
Orientação Escolar e Voca
Refeitório
Contacte-nos
Ligações institucionais
Início de Sessão de Membro
Projeto de Educação e Promação para a Saúde
 
 
 

Dia Nacional do Doente com AVC

31/03/2017

 

“É muito importante que a educação para a saúde comece desde muito cedo e faça parte do percurso escolar e familiar das crianças. Para além de atuarmos na prevenção do AVC, com a promoção de estilos de vida saudáveis e alertando para os fatores de risco daquela que continua a ser a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal, atuamos também no reconhecimento dos sinais de alerta do AVC, pois poderão ser estas crianças e jovens a identificá-los em pais, avós ou outros familiares, tendo um papel ativo e determinante na ativação dos meios de emergência”, avança o Prof. Doutor José Castro Lopes, presidente da SPAVC (Ver o comunicado de imprensa da SPAVC).

 

Projeto Lancheira Sorriso em Movimento
 
 
O que é este projeto?
 
 

 
 
Projeto desenvolvido por uma turma de 1º ciclo, iniciado no ano letivo 2012/2013, e que teve a duração de 4 anos, tendo sido concluído no ano letivo de 2015/2016 e foi promovido pelo Ministério da Saúde.

Dia Mundial da Alimentação - 2015/2016
 
 


 Projeto Geração Saudável

 

 

Projeto Geração Saudável

 

Ano Letivo 2016/2017

 

 

A Escola Básica Fialho de Almeida, acolheu o Projeto Geração Saudável, nos dias 28 e 29 de março de 2017.

O público/alvo foram os alunos dos 4ºs anos de escolaridade e os alunos dos 2ºs e do 3ºs ciclos.

Durante a permanência da equipa da Geração Saudável os alunos e professores visitaram o autocarro onde foram promovidas várias sessões temáticas e foi dada uma explicação sumária sobre o funcionamento do projeto e os repórteres de serviço tiveram oportunidade de fotografar e filmar a mascote da Geração Saudável na escola de acolhimento.

 

Ano Letivo 2014/2015

 

A Geração Saudável é um projeto de Promoção e Educação para a Saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, com o objetivo primordial de contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens.

 A prevenção e promoção da Saúde Pública constituem prioridades estratégicas do Plano Nacional de Saúde 2012-2016 e, neste sentido, o Projeto Geração Saudável assume uma importância acentuada e com enorme responsabilidade social associada.

 O público-alvo são os alunos do 2º e 3º ciclos que frequentam estabelecimentos escolares públicos ou privados das áreas de jurisdição da SRSRA, sendo os professores, familiares dos alunos e a população em geral um público-alvo secundário.

 As temáticas abordadas são bienais, sendo que durante os dois anos de lançamento do projeto foram abordadas as temáticas da sexualidade, infeções sexualmente transmissíveis (ISTs), nutrição e higiene oral. Entre 2013 e 2015 foram abordadas as temáticas da diabetes, obesidade infantil e enfarte agudo do miocárdio, e atualmente os estudantes recebem formação também na área da diabetes, do uso responsável do medicamento e das dependências e comportamentos aditivos.

 O Projeto Geração Saudável tem como propósito a valorização do papel do farmacêutico na sociedade, como interveniente ativo no âmbito da saúde pública, através da realização de ações de formação dinâmicas e versáteis, tendo já contactado com mais de 120 escolas dos Distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Durante o ano letivo de 2014/2015 o Projeto formou aproximadamente onze mil e seiscentos alunos, seiscentos professores e duas mil e setecentas pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.

 Como fator diferenciador intrínseco ao projeto, as formações são ministradas num autocarro pedagógico articulado, adaptado para o efeito e dividido em duas partes distintas. A parte traseira é composta por um pequeno anfiteatro, onde é ministrada a formação aos alunos e professores, e a parte dianteira, destinada à projeção de filmes educacionais e jogos didáticos associados às temáticas do projeto, perspetivando sempre a formação interativa e apelativa.

 O projeto teve início no mês de Janeiro de 2012, e desde então a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas mantém-se empenhada no desenvolvimento e dinamização do projeto Geração Saudável, promovendo um aumento do número de escolas a cada ano letivo, e um constante desenvolvimento de conteúdos e parcerias que auxiliem o Projeto a crescer.

 

Visita ao autocarro: