Skip to main content

Agrupamento de Escolas de Cuba

Telefone: 284 419 920 / Fax: 284 419 929 / E-mail: diretor@aecuba.pt

Home Page do AE de Cuba
O meio circundante
O patrono
Historial
Quem Somos
Estatísticas
Órgãos de Gestão
Documentos orientadores
Ano letivo 2017/2018
Contratação de Escola
Intranet / Extranet
Quiosque dos Alunos
Biblioteca Escolar
Recursos Educativos Digitais
Projetos / Clubes
Orientação Escolar e Voca
Refeitório
Contacte-nos
Ligações institucionais
Início de Sessão de Membro

 

Escola Alerta!

 

 

Concurso Escola Alerta

– acessibilidade a todos –

2016-17

Certificado de Participação Nacional (Ver)

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba enviou para concurso, ao Instituto Nacional para a Reabilitação, o trabalho “A Unidade Está na Turma”, o único apresentado ao júri da Escola e elaborado pela turma do 3.º D da professora Maria José Sousa, com a colaboração dos docentes de Educação Especial.

 

O objetivo do trabalho incide na promoção da Inclusão como valor fundamental de cidadania valorizando a turma e as diferenças como agentes geradores de aprendizagem aumentando os níveis de atividade e participação e fomentando condições de igualdade de oportunidade para todos os alunos, independentemente da sua condição tendo por base o princípio de uma escola onde a turma seja o lugar privilegiado de aprendizagem para todos, sendo a diferença encarada como uma oportunidade de enriquecimento das aprendizagens de todos os alunos.

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba continua a incentivar a participação no concurso uma vez que se considera relevante a oportunidade de divulgação de projetos e práticas, incentivando a mobilização dos alunos para temática da não discriminação, da igualdade de oportunidades, dos direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

 


Concurso "Escola Alerta!" - 2016/2017 (14ª Edição)

 

Está aberta a 14.ª edição do Concurso ”Escola Alerta!” 2016-17 promovido anualmente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

A participação neste concurso proporciona a oportunidade de contribuir ativamente para melhorar a sociedade em que vivemos, no sentido de todos terem oportunidades iguais, propondo iniciativas que melhorem a participação e a autonomia das pessoas com deficiência nas mais diversas áreas da vida.

O objetivo centra-se no contributo para o combate à discriminação de que são alvo as pessoas com deficiência, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitetónicas, sociais e de comunicação que dificultam ou impedem a acessibilidade e o pleno exercício dos direitos e deveres de cidadania das pessoas portadoras de deficiência.

O nosso Agrupamento de Escolas, à semelhança das edições anteriores, pretende associar-se a esta iniciativa apelando à mobilização dos docentes e alunos para a elaboração de trabalhos no âmbito do Concurso começando desde já a contribuir ativamente para a criação de uma sociedade em que todos possam ter oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

(Para informações detalhadas, consultar o site do INR)

 

Calendarização:

ATIVIDADE

PRAZOS – Ano 2016/2017

 Entrega dos trabalhos nas escolas

Até 31 de março

Reunião dos júris das escolas e classificação dos trabalhos

Até 13 de abril

Entrega dos trabalhos no INR, I.P.

Até 21 de abril

 

CRITÉRIOS DEAVALIAÇÃODOSTRABALHOSCANDIDATOS

AO CONCURSO“ESCOLAALERTA!”2016/2017"

1.ª Fase – Júri da Escola

 

Grelha de Avaliação de Trabalhos Candidatos

 

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

PONDERAÇÃO

I. Consonância com os Princípios fundamentais da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e com e com a Lei n.º 38/2004, de 18 de agosto

25%

II. Consecução dos Objetivos do Concurso “Escola Alerta!”

20%

III.Propostas de Soluções

15%

IV. Participação das pessoas com deficiência

15%

V. Divulgação e Efeitos Multiplicadores

5%

VI. Estrutura, Apresentação e Organização do Trabalho

10%

VII. Dinâmica do Trabalho

5%

VIII. Avaliação Global

5%

TOTAL

100%

 


Concurso "Escola Alerta!" 2015/2016

1º Prémio Nacional 

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba enviou para concurso, ao Instituto Nacional para a Reabilitação, o trabalho “Orientar é Incluir - CubAppassos”, selecionado pelo júri da Escola e elaborado por um grupo de alunos do 8.º A.

Trabalho realizado com a orientação do Departamento de Educação Especial e com a colaboração da disciplina de TIC. 

O objetivo do trabalho incide na mobilização de fatores ambientais (tecnologias) promotores da inclusão e acessibilidade e que contribuam para a o aumento dos níveis de autonomia e independência nas deslocações na comunidade em que se vive.

O desenvolvimento de uma Aplicação para Smartphone que permita a geo-localização do comércio e serviços da Vila de Cuba, e a disponibilização de uma base de voluntariado, fomenta condições de igualdade de oportunidades para todos.

As instituições às quais solicitámos pareceres ou ajuda técnica (Escola Profissional de Cuba, Câmara Municipal de Cuba e ESTIG de Beja) mostraram total recetividade e estão a ajudar-nos em todas as fases de concretização.

A participação no concurso constitui uma oportunidade de divulgação de projetos e de boas práticas levadas a cabo pelo nosso Agrupamento onde... a Inclusão acontece.

 Permite ainda a reflexão acerca da necessidade de estar atentos para que os acessos estejam realmente disponíveis a TODOS.

Envolver os alunos neste tipo de atividades permite o desenvolvimento de processos que conduzam ao respeito pela diferença e dignidade humana, valores do nosso Projeto Educativo.

 

 

O nosso trabalho foi premiado pelo Júri Nacional da 13.ª edição do Concurso "Escola Alerta!" com o 1º lugar na Categoria 2 - (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário).

 

A caminho da Gala da entrega dos prémios Escola Alerta 2016 (03/06/2016):

 

 


 

Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015

O Agrupamento de Escolas de Cuba enviou para concurso, ao Instituto Nacional para a Reabilitação, o trabalho “Tecnologia e Inclusão”, selecionado pelo júri da Escola e elaborado por um grupo de alunos.

Trabalho realizado com a orientação do Departamento de Educação Especial e com a colaboração da disciplina de TIC.

 

 

Festa do Concurso "Escola Alerta!" - 2014/2015 - Em Cuba

 

 

A entrega dos prémios nacionais do "Escola Alerta!" 2014/2015 decorreu na Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba, no dia 29/05/2015.

Para animar a festa a Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba promoveu jogos tradicionais, de arco e flecha e Golf, ateliers de olaria, fotografia, arte do mosaico e dança Hip Hop .

Os alunos e professores das escolas presentes puderam participar nas atividades de desporto adaptado do Grupo de Boccia do Centro de Paralisia Cerebral de Beja, da Equipa de Andebol em Cadeira de Rodas, da Associação Cristã da Mocidade de Setúbal e no Projeto KidFun - Insuflável, da Fundação Benfica.

A cerimónia de entrega de prémios do Concurso "Escola Alerta!" contou com as atuações da Tuna do Agrupamento de Escolas de Cuba, do grupo de Dança Multicultural da Escola Profissional de Cuba e o Grupo folclórico da CERCIBEJA. Houve ainda a oportunidade de assistir às atuações do Grupo Coral "Os Bafos de Baco", dos grupos de Teatro, de Sevilhanas e de Dança do Agrupamento de Escolas de Cuba, bem como de visitar a Exposição de pintura dos utentes da CERCIBEJA e do Centro de Paralisia Cerebral de Beja.

Este evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cuba, do Delegado Regional de Educação do Alentejo, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Júri Nacional do Concurso "Escola Alerta!", do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Cuba.

A "Festa" foi dirigida a todos os alunos e professores das escolas dos ensinos básico e secundário, com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos na elaboração de trabalhos realizados no âmbito do projeto "Escola Alerta!"."

 

Excerto da reportagem:

 

 

Reportagem completa:

1ª Parte

 

2ª Parte

 

3ª Parte

 

 

 


 

Concurso "Escola Alerta!" 2013/2014

 

1º Prémio Nacional

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba enviou para concurso, ao Instituto Nacional para a Reabilitação, o trabalho “A Arte de Incluir”, selecionado pelo júri da Escola e elaborado por um grupo de alunos.

Trabalho realizado com a orientação do Departamento de Educação Especial e com a colaboração da disciplina de TIC.

 

 

O nosso trabalho foi premiado pelo Júri Nacional da 11.ª edição do Concurso "Escola Alerta!" com o 1º lugar na Categoria 1 - (1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico).

 

 

 

A caminho da Gala da entrega dos prémios Escola Alerta 2014 (05/06/2014):