Skip to main content

Agrupamento de Escolas de Cuba

Telefone: 284 419 920 / Fax: 284 419 929 / E-mail: diretor@aecuba.pt

Home Page do AE de Cuba
O meio circundante
O patrono
Historial
Quem Somos
Estatísticas
Órgãos de Gestão
Documentos orientadores
Ano letivo 2017/2018
Contratação de Escola
Intranet / Extranet
Quiosque dos Alunos
Biblioteca Escolar
Recursos Educativos Digitais
Projetos / Clubes
Orientação Escolar e Voca
Refeitório
Contacte-nos
Ligações institucionais
Início de Sessão de Membro
Clube de Proteção Civil
 
 
 
 

III Encontro de Clubes de Proteção Civil

Dia Internacional da Proteção Civil

 

 

Realizou-se no Parque Manuel de Castro, em Cuba, e no Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cuba, esta quarta-feira, dia 15/03/2017, o III Encontro de Clubes de Proteção Civil, do distrito de Beja.

Exposição de veículos, Mass Training SBV, workshops, filmes, demonstrações e um almoço convívio foram algumas das atividades propostas aos mais de 180 participantes neste Encontro.


Conselhos da GNR - Guarda Nacional Republicana

 
 

 
Dia da Internet Mais Segura 2017
 
 
 
 

No próximo dia 7 de fevereiro celebra-se o Dia da Internet Mais Segura.

A Microsoft Portugal e a Guarda nacional Republicana (GNR) promovem, a partir de dia 7 de fevereiro e até sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, em todo o país, várias ações de sensibilização para as ‘boas práticas’ da navegação online, no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura.

Assinalado desde 2009, o Dia da Internet Mais Segura é promovido pelo Consórcio de Internet Segura de Portugal do qual fazem parte a Microsoft, a Fundação da Ciência e Tecnologia, a Direção Geral de Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a PT Fundação.

Sob o lema ‘Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor!’, este é o quarto ano que a Microsoft Portugal e a GNR, em parceria, organizam uma campanha que terá como público-alvo as crianças e jovens, os encarregados de educação, a população sénior, alargando nesta edição aos agentes educativos.

As ações de sensibilização serão realizadas por 320 militares e por mais de 80 voluntários da Microsoft Portugal, que irão abordar temas como o cyberbullying, o furto de identidade, a privacidade, a incorreção das fontes de informação, os vírus informáticos e a dependência da Internet.

A sessão inaugural terá lugar no dia 7 de Fevereiro, nas instalações da Microsoft no Parque das Nações junto ao Oceanário (Rua do Fogo de Santelmo, Lote 2.07.02), pelas 10:00 horas, onde estarão cerca de 340 crianças e jovens, 70 seniores, 40 encarregados de educação e 40 agentes educativos.

Durante o ano de 2016 foram registados 911 crimes informáticos, menos 157 do que no ano de 2015. Não obstante, com o aumento dos recursos tecnológicos, registou-se um aumento de outros crimes relacionados com o meio informático como é o exemplo das 3 171 burlas (mais 291) e das 98 extorsões (mais 22).

 

Apresentação de algumas das atividades a desenvolver:

 

1.      Sessão de Sensibilização da Net Segura, no dia 07/02/2017, dinamizada pela GNR: divulgação e informação sobre segurança na utilização da internet nos computadores e também nos telemóveis; 

 

2.      Trabalhos desenvolvidos no Powerpoint, Movie Maker e Paint (Anti-Virus; Cyberbulling; Smiles).

 

3.      Criação de uma Banda Desenhada: Perigos da Internet.

 

4.      Trabalhos desenvolvidos no Movie Maker: Smiles.

 

5.      Construção de cartazes alusivos ao tema da Internet Segura.

 

6.      Exploração de Jogos Educativos: 1º, 2º e 3º Ciclos e para os Pais.

 


Dia Internacional da Proteção Civil (01/03/2016)

 

Assinalou-se no dia 1 de março, o Dia Internacional da Proteção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Governo.

Por todo o país foram levadas a cabo muitas atividades de prevenção e sensibilização, organizadas por várias entidades (Bombeiros, PSP, GNR, etc.) em diversos espaços, pelo que o Agrupamento de Escolas de Cuba participou nesta iniciativa conjuntamente com os Bombeiros Voluntários de Cuba.


 

Internet Segura 2016 / Dia Europeu da Internet Segura

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Microsoft Portugal promovem em articulação com o Agrupamento de Escolas de Cuba, de 15 a 18 de fevereiro de 2016, várias ações de sensibilização para as “boas práticas” da navegação online, no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura.

Sob o lema “Faz o teu papel para uma internet melhor!”, esta é mais uma das iniciativas que a GNR e a Microsoft Portugal têm vindo a organizar todos os anos e que terá como publico alvo as crianças da educação pré-escolar e os alunos dos 2ºs e 3ºs ciclos da Escola Básica Fialho de Almeida.

As ações de sensibilização serão realizadas por militares da GNR (Escola Segura) e pelo professor de TICs, que abordaram temas como o cyberbullying, o furto de identidade, a privacidade, a incorreção das fontes de informação, os vírus informáticos e a dependência da internet.


 

Demonstração da GNR - 2015

 
 

 

Simulação a Incêndio de Veículos - Bombeiros Voluntários de Cuba - 2015

 
 

Simulação de Incêndio Urbano - Bombeiros Voluntários de Cuba - 2015