Voltar

Clube Europeu

Os Clubes Europeus são uma iniciativa, lançada em 1986, decorrente da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da adesão à Comunidade Europeia.

 

Esta iniciativa alcançou uma projeção significativa no continente europeu, tendo Portugal desempenhado a função de Coordenação da Rede Internacional de Clubes Europeus até 2007.

 

A Coordenação da Rede Nacional de Clubes Europeus é da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência, tendo sido transferida em abril de 2010 do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) para a DGIDC, atual Direção-Geral da Educação (DGE).

Parlamento dos Jovens 2017/2018

Comemorações do Dia da Europa

09/05/2017

 

O Agrupamento de Escolas de Cuba comemorou o "Dia da Europa".

As comemorações incluíram, entre outras, exposições, distribuição de panfletos, um almoço típico europeu, visionamento de filmes europeus, jogos didáticos, concursos de trabalhos. Todas as atividades constantes do programa foram executadas com sucesso. Os alunos manifestaram-se interessados em todas as atividades que tiveram lugar, tendo estas contribuído para um maior conhecimento da União Europeia, da qual Portugal é estado membro.

Um grande agradecimento a todos os que participaram e colaboraram nestas atividades de comemoração.

Ato eleitoral do Orçamento Participativo do AECUBA – 2017

No dia 24 de março de 2017, tiveram lugar as eleições para o orçamento participativo das escolas, no Agrupamento de Escolas de Cuba.

Participaram nestas eleições 83,3% dos alunos eleitores.

Foram a votos cinco propostas, tendo sido a proposta três- "Colocar novas diversões no parque" a que ganhou.

Parabéns aos vencedores e a todos os que colaboraram!

Sessão Distrital - Parlamento dos Jovens - 2016/2017
Parlamento dos Jovens 2016/2017

O Agrupamento de Escolas de Cuba participou no projeto “Parlamento dos Jovens 2016/2017”. Os alunos debateram ativamente o tema proposto este ano “Básico – 40 anos de Constituição. Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!” e apresentaram medidas concretas. Foram constituídas 3 listas de alunos oriundos das turmas do 8ºA, 9ºA e 9ºB.

No dia 13 de janeiro tiveram lugar as eleições dos 23 deputados para a Sessão Escolar. Nessas eleições houve uma participação ativa dos alunos do segundo e terceiro ciclo. Votaram 90% dos alunos recenseados.

Na Sessão Escolar participaram 22 dos 23 deputados eleitos. Teve lugar, nesta sessão, a discussão e votação das medidas propostas pelas diferentes listas e foram selecionadas as três melhores para o Projeto de Recomendação do Agrupamento de Escolas de Cuba. Foram eleitos 4 deputados efetivos e um suplente para a Sessão Distrital, bem como um candidato à Mesa.

Parabéns aos eleitos!

Dia Internacional da Solidariedade Humana

20/12/2016

Voltar

O Clube Europeu comemorou o Dia Internacional da Solidariedade Humana, no dia 20 de dezembro e para comemorar esse dia organizou uma recolha de alimentos para a Conferência Vicentina, em conjunto com o grupo de EMRC. Participaram nesta atividade com doações alimentares todos os membros da comunidade educativa que assim entenderam.

“O Dia Internacional da Solidariedade Humana” salienta a importância de agirmos, unidos, a favor das pessoas mais vulneráveis da sociedade. Uma das expressões mais profundas deste princípio é a Declaração do Milênio (…)”. Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

 

Por uma Europa de Valores!

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

© 2019 - Agrupamento de Escolas de Cuba